BIOQUÍMICA SOB A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Tiago da Silva Lima tiago.limampsilva@gmail.com
  • Daisy Machado daisy.machado@usf.edu.br

Palavras-chave:

Métodos de Ensino, Aprendizagem, Enfermeiros

Resumo

Como a ciência que visa a prevenção, promoção e recuperação da saúde em todos os níveis  de  assistência,  a  Enfermagem  no  ensino  superior  possui a  Bioquímica  como  componente curricular obrigatório. Buscou-se a compreensão do processo de ensino como um instrumento de aperfeiçoamento e definição de metodologias que sejam capazes de possibilitar o empoderamento do estudante, tendo em vista a estrutura educacional em que cada um consegue se perceber. Objetivo: levantar dados sobre a percepção que o componente curricular Bioquímica tem para o aluno do curso de  Enfermagem  da  Universidade  São  Francisco.  Material  e  Método:  Foi realizada  uma  pesquisa quantitativa  e  de  natureza  descritiva.  Antes  do  início  da  coleta dos  dados  o presente projeto foi aprovação  pelo  Comitê  de Ética (CAAE: 36487120.5.0000.5514). A coleta de dados  foi realizada mediante  preenchimento  de  um  questionário  autoaplicável sobre  a  percepção  dos  estudantes  de Enfermagem das estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas para a compreensão do componente curricular  de  Bioquímica.  O  questionário  foi  aplicado  no  ambiente  virtual,  especificamente  com estudante no começo e final do curso. Resultados e Discussão: Os resultados mostraram que 85,1% dos  participantes  cursaram  o  ensino  médio  público,  sendo  que  55,2%  acreditam  que  a  base de conhecimento do ensino médio não auxiliou na compreensão da Bioquímica. 90,8% dos discentes consideram importante a Bioquímica para a compreensão do binômio saúde-doença. Sobre as metodologias de ensino, 97,7% concordam que estratégias como videoaulas, estudos dirigidos, atividades práticas e podcasts contribuem para a compreensão do componente curricular. Conclusão: Verificou-se que as diferentes estratégias de ensino utilizadas pelos docentes são bem aceitas pelos estudantes de Enfermagem e que os mesmos acreditam que estas auxiliam na compreensão do componente  curricular,  assim  como  nas  possibilidades  diagnósticas  e  terapêuticas  em  que  a Bioquímica é aplica na prática profissional. Implicações para a Enfermagem: O enfermeiro tem papel fundamental na transformação de hábitos e na construção de saberes, desta forma ele cria laços com o público. A partir deste conceito, o enfermeiro ao compreender os processos envolvidos no binômio saúde-doença terá embasamento suficiente para dar as orientações de forma clara e precisa para seu paciente, lembrando que neste processo a linguagem deve ser clara, porque é essencial possibilitar à população em geral o acesso às recomendações adequadas e relevantes de saúde de fácil compreensão, independentemente de sua classe social. Assim possibilita que a clientela coloque em prática processos que possibilitarão a evolução do processo curativo e preventivo, diminuindo custos e desafogando o Sistema Único de Saúde.

Publicado

09-12-2021
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

SILVA LIMA, T. da; MACHADO, D. . BIOQUÍMICA SOB A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 28, 2021. Disponível em: http://www.revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/680. Acesso em: 21 maio. 2024.