ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Gerson Scherrer Júnior gscherrer@ig.com.br

Palavras-chave:

Conhecimento, Docente de Enfermagem, Enfermagem, Educação, Ensino

Resumo

O conhecimento vem sendo a grande alavanca do desenvolvimento da humanidade desde o início dos tempos. Decorrente desse contexto a investigação em enfermagem no Brasil foi impulsionada pela Pós-Graduação stricto sensu, na década de 1970. No momento atual, o que torna o uso do conhecimento diferenciado é a intensidade, a velocidade e a abrangência com as quais as informações são disseminadas e utilizadas, produzindo novos conhecimentos. Objetivo: conhecer a atuação docente na produção do conhecimento em enfermagem. Material e Método: Trata-se de uma revisão da literatura, realizada no mês de outubro de 2021. Efetuou-se análise de estudos primários, publicados entre os anos de 2010 e 2020, em português conforme cruzamento dos descritores: conhecimento, docente de enfermagem, enfermagem, educação e ensino. Amostra foi retirada dos bancos de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, com exclusão de estudos repetidos, teses e dissertações. Resultados e Discussão: o docente de enfermagem produz o conhecimento científico na pós-graduação stricto sensu. A abordagem metodológica qualitativa concentrou a maior parte das produções; enquanto as áreas temáticas de Enfermagem em Saúde Coletiva, promoção da saúde e Enfermagem  Fundamental  foram  destacadas;  A  distribuição  das  produções  entre  as  linhas  de pesquisa, no entanto, manteve-se equitativa. A modalidade de estudo descritivo foi preponderante. Quanto à técnica de coleta de dados utilizada na produção do conhecimento predominou a aplicação do questionário por meio da entrevista. A análise de conteúdo e estatística tiveram destaque entre as técnicas de análise dos dados empregadas. Conclusão: A análise permitiu conhecer a tendência da atuação docente na produção do conhecimento em enfermagem. Em sua maioria, os estudos são do tipo descritivo, exploratório, qualitativo, com emprego da técnica de entrevista e de análise de conteúdo, semelhante a outros trabalhos que discutem a tendência metodológica das pesquisas realizadas no campo da enfermagem. Houve concentração de estudos na área temática da Saúde Coletiva, inseridos na linha de pesquisa Saberes, Políticas e Práticas em Saúde Coletiva e Enfermagem. A lacuna é quanto a aplicabilidade do conhecimento produzido na prática do ensino. Implicações para a Enfermagem: A pesquisa em enfermagem caracteriza-se como investigação sistemática, para desenvolver conhecimentos sobre temas de importância para os profissionais, incluindo a prática, o ensino e a administração da enfermagem. Entende-se, portanto, que a realização da pesquisa é importante  para  o  desenvolvimento  e utilização do conhecimento na melhoria do atendimento ao paciente

Publicado

09-12-2021
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

SCHERRER JÚNIOR, G. ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 6, 2021. Disponível em: http://www.revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/658. Acesso em: 21 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.